10-atividades-que-trabalham-o-contraste-de-cores-sons-tato-e-movimento.jpg

10 atividades que trabalham o contraste de cores, sons, tato e movimento


Crianças que têm acesso a brincadeiras que exploram os cinco sentidos, realizando atividades sensoriais, acabam por estimular a criatividade e a inteligência. Por isso, pais e educadores devem tentar oferecer brincadeiras que envolva tato e visão, por exemplo, ou audição e tato.

Para ajudar, fizemos uma lista que envolve pelo menos dois dos sentidos: tato, olfato, visão, audição e gustação, além de movimentos e posições do corpo.

Dicas de brincadeiras para bebês e crianças

1 – Cestos e formas, cores e texturas

Uma forma muito fácil de apresentar para os bebês diferentes texturas, cores e formatos é fazer um cesto. Em um caixa, coloque objetos diferentes com cores forte e texturas variadas. Você pode colocar um resto de novelo de lã, forminhas de empada, uma forma de silicone, um pedaço de tecido, um pote de plástico e outros materiais que sejam leves e não causem ferimentos. Coloque tudo na caixa e apresente para a criança. Deixe que ela pegue, mexa e descubra o que tem dentro.

2 – Quadro sensorial

Crianças maiores podem até fazer esse quadro. É possível criá-lo em um pedaço de madeira ou uma cartolina. Basta colar pedaços de corda, lã, pano, tampinhas e outros materiais de diferentes texturas. Depois de seco, deixe a criança ver e tocar.

3 – Chocalhos de garrafas

Em garrafas pet – pode ser das pequenas -, coloque diferentes tipos de grãos e use como chocalhos. Além da parte visual, a criança vai notar os diferentes sons que ela emite.

4 – Luvas surpresas

Além do visual, as luvas vão estimular também a visão. Em luvas de látex, que são vendidas em farmácias e usadas para procedimentos médicos, coloque pedrinhas, grãos, terra e outros objetos até encher. Cada um vai deixando um uma textura diferente. Vale também isopor e espuma. Depois disso, pinte carinhas nas luvas, amasse a parte aberta e dê para as crianças brincarem.

5 – Brincando no quintal

Deixar a criança brincar com terras, flores e sementes é uma forma de permitir que ela descubra texturas, formatos e cores.

6 – Quadro da natureza

Aproveite a brincadeira anterior e estimule-as a pegarem diferentes objetos. Folhas, pedras e areia podem ser usados para fazer um quadro em um pedaço de papelão, por exemplo. É só colar e usar a criatividade.

7 – Massinha de modelar

Um brinquedo antigo, que permite estimular a visão e o tato. Brincar de massinha acaba se tornando uma grande diversão para os pequenos.

8 – Caixa com fitas

Ótimo para bebês. Amarre, em uma lateral de uma caixa de papelão, fitas de diferentes cores e espessuras e deixe penduradas. Entregue para o bebê pegar e sentir. Aproveite para ensinar as cores.

9 – Caminho de texturas

Seja para engatinhar ou caminhar descalço, é possível fazer um caminho de texturas diferentes para que as crianças pisem. Uma caixa com areia, uma cartolina com folhas secas e um espaço com gramas se tornam um caminho diferente, que pode ser sentido com os pés.

10 – Brinquedos

Há também muitos brinquedos que estimulam tato, olfato, audição e visão. Dados com som e texturas, além de cores, são ótimos brinquedos para bebês.

Quer conhecer outros brinquedos? Então clique aqui. Temos vários disponíveis! 

3 comentários em “10 atividades que trabalham o contraste de cores, sons, tato e movimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>