10-atividades-que-trabalham-o-contraste-de-cores-sons-tato-e-movimento.jpg

10 atividades que trabalham o contraste de cores, sons, tato e movimento

Crianças que têm acesso a brincadeiras que exploram os cinco sentidos, realizando atividades sensoriais, acabam por estimular a criatividade e a inteligência. Por isso, pais e educadores devem tentar oferecer brincadeiras que envolva tato e visão, por exemplo, ou audição e tato.

Para ajudar, fizemos uma lista que envolve pelo menos dois dos sentidos: tato, olfato, visão, audição e gustação, além de movimentos e posições do corpo. Continue reading “10 atividades que trabalham o contraste de cores, sons, tato e movimento” »

LER POST COMPLETO

brinquedo pedagógico, playground, Como os contos de fadas ajudam na formação da personalidade infantil

Como os contos de fadas ajudam na formação da personalidade infantil

Contos, como os adaptados pelos irmãos Grimm, são atemporais. Eles passam de uma geração para outra há centenas de anos. Mas você conhece o impacto que estas histórias têm na formação da personalidade das crianças? Mais do que um entretenimento, os contos de fadas ensinam lições valiosas para os pequeninos.

Por isso, é indicado que pais contem histórias famosas, como a da Cinderela, para os seus filhos. Também é importante que os professores usem estes contos na sala de aula. Além disso, as bibliotecas infantis devem apresentar livros como A Princesa e o SapoA Bela Adormecida e Branca de Neve.

Continue reading “Como os contos de fadas ajudam na formação da personalidade infantil” »

LER POST COMPLETO

A não compreensão do aprendizado podem se manifestar de várias formas e é importante saber qual é o tipo de não compreensão para tratá-la do modo certo.

Problemas de Aprendizagem na Pré-escola e a Psicopedagogia

É muito difícil ter certeza de que uma criança pequena tem dificuldades de aprender. Muitas vezes, os pais se assustam quando seus filhos demoram para aprender a falar, andar ou quando não são tão ativos quanto os irmãos ou quanto filhos de amigos. Mas é só a partir da alfabetização que podemos observar de fato quando uma criança passa a não adquirir um aprendizado.

A não compreensão do aprendizado podem se manifestar de várias formas e é importante saber qual é o tipo de não compreensão para tratá-la do modo certo. Continue reading “Problemas de Aprendizagem na Pré-escola e a Psicopedagogia” »

LER POST COMPLETO

A importância da Psicologia na Educação Infantil

A importância da Psicologia na Educação Infantil

A Psicologia é uma ciência que trata do comportamento humano e dos vários processos que o influenciam. Em outras palavras, ela estuda como funcionam os processos mentais: o que determina, o que motiva, o que sustenta e o que termina um comportamento. Para explorar as nuances mais profundas do ser humano, o psicólogo estuda emoções, inteligência, percepções e até mesmo o processo de aprendizagem.

Por isso, a Psicologia pode ser de grande ajuda em todos os ambientes, profissionais ou não. Como lida com o processo de aprendizagem, ela também pode ser muito útil no ambiente escolar. Especificamente, na Educação Infantil, a Psicologia: Continue reading “A importância da Psicologia na Educação Infantil” »

LER POST COMPLETO