De_quem_é_o_papel_de_educar_Dos_pais_ou_da_escola

De quem é o papel de educar? Dos pais ou da escola?

O começo do ano letivo chegou e seu filho está de volta às aulas. Ele vai aprender coisas novas, fazer mais amigos e passar menos tempo em casa. Volta e meia, talvez ele vá surpreende-lo com algo novo que aprendeu na escola, mas nem sempre vai ser algo positivo. E é nesses momentos em que ele apresentar um comportamento ruim aprendido fora de casa que você vai começar a pensar mais uma vez na responsabilidade de educar. Afinal, de quem é a tarefa de educar? Dos pais ou da escola?

O papel dos pais

Vamos primeiro estabelecer qual é o papel dos pais na educação das crianças: eles devem ensinar aquilo que mais ninguém pode. É seu dever ensinar seu filho a ser bem-educado – dizer “por favor” e “obrigado”, respeitar os mais velhos, o básico -, mas isso é algo em que todos concordamos. A máxima diz que “educação vem de casa”. Os pais devem ensinar também os valores que desejam que seus filhos sigam. A disciplina, a ética, o trabalho duro, a responsabilidade, a compaixão e o amor ao próximo são coisas que os pais devem passar para seus filhos, especialmente através do exemplo. São ensinamentos que vão formar a base da personalidade da criança.

A importância da escola

A escola, por outro lado, vai ensinar aquilo que estiver mais no âmbito acadêmico – a escrita, a matemática, as ciências sociais e da natureza. A educação escolar deve possibilitar que a criança aprenda o necessário para desenvolver habilidades básicas e para conseguir aprender mais no futuro. Mas esse não é seu único papel: na escola, as crianças começam a viver em sociedade. Enquanto, dentro de casa, elas costumam conviver apenas com os pais, na escola elas encontram professores, colegas e funcionários que elas devem respeitar e com quem têm que aprender a conviver. É na escola que seu filho vai aprender a dividir, a ajudar e a ser ativo na sociedade.

A união faz a força

Definidos os papéis dos pais e da escola, só há mais um ponto importante a ressaltar: vocês trabalham juntos! A escola deve saber quais são os valores importantes a cultivar na criança e exigir dela a mesma educação que os pais exigem em casa. Do mesmo modo, os pais devem sempre saber o que os filhos estão aprendendo na escola e continuar a educação escolar dentro de casa. Se os pais ensinam uma coisa e a escola ensina o oposto, a criança não vai saber em quem deve confiar. É essencial que todos estejam em sintonia.

Para que isso seja possível, é necessário que os pais e a escola estejam sempre em contato. Por isso, vá às reuniões pedagógicas, conheça os professores e funcionários da escola, converse com outros pais. Pergunte ao seu filho o que ele está estudando e confira o caderno dele. Mesmo que você não possa ajudar no dever de casa, mostre-se interessado. Além de possibilitar uma boa relação entre pais e escola, isso também ajuda seu filho a se motivar e aprender mais! O papel de educar uma criança é de todos os que vivem com ela – não pode ser negligenciado pela escola e nem terceirizado a ela. Pais e professores devem andar juntos na busca por um futuro melhor.

caminha_empilhavel_caminhas_empilhaveis

LER POST COMPLETO

A importância da motivação no processo da aprendizagem

A importância da motivação no processo de aprendizagem Infantil

Ao ensinar uma criança, é importante levar em conta que não basta transmitir um conhecimento. É também fundamental despertar a atenção dela e reconhecer as vitórias do aprendizado. Isto é: a criança precisa de motivação. Sem esquecer, no entanto, que todo processo de aprendizado pode ter um contratempo, ou seja, algo que não sairá como esperado. O melhor é aprender fazendo e não apenas escutando ou olhando. Continue reading “A importância da motivação no processo de aprendizagem Infantil” »

LER POST COMPLETO