Como funciona a sensação de saciedade para as crianças

Como funciona a sensação de saciedade para as crianças?

Para as crianças, não existe tempo cronológico. Por isso, elas não entendem os nossos horários e intervalos de alimentação. Quando recebem um alimento que lhes agrada, mesmo que não estejam com fome, podem comer até passar mal, pois ainda não conhecem os sinais da sua saciedade.

A saciedade é o estado de uma pessoa que está completamente satisfeita com a sua alimentação. Essa sensação é controlada pelo hipotálamo, região do cérebro que determina a fome e a satisfação. Quando comemos, nosso estômago dilata-se e envia um recado para o cérebro. Essa mensagem demora até 20 minutos para chegar. Só depois disso que nos sentimos satisfeitos.

Nas crianças, o processo ocorre da mesma maneira. A diferença é que elas podem não conseguir compreender essa sensação e precisam ser orientadas. São os pais que formarão esse controle interno da criança sobre a fome e a saciedade.

Interferências dos pais na alimentação

A influência dos pais na quantidade da comida ingerida faz muita diferença na criação da consciência da saciedade. Se depois de comer e se sentir satisfeita a criança negar o resto da comida e os pais insistirem, ela entenderá que aquele não é o seu limite e que deve comer mais. Assim, sua lógica de saciedade vai ficando comprometida – resultando, em longo prazo, em aumento de peso e até obesidade infantil.

A introdução alimentar da criança deve ser feita a partir dos seis meses de idade, de forma lenta e gradual, em conjunto com o aleitamento materno, que pode se estender até os dois anos de idade. Nesse começo, é provável que a criança estranhe os novos sabores e texturas; afinal, tudo é novidade.

Dicas para a alimentação e saciedade infantil

Crie horários

O simples fato de criar uma rotina alimentar para a criança, com horário certo para café da manhã, almoço, lanche e jantar, estimula o hábito da dieta intervalada e ajuda a criança a controlar e sentir fome. Pode ser que no começo ela estranhe e peça alimentos fora de hora. Mas, aos poucos, ela vai entendendo como funciona essa nova rotina e se adapta à condição.

Seja o exemplo

Os filhos se espelham em seus pais e, com a alimentação, isso não é diferente. Desde pequena, a criança observa o que os pais comem, como comem e em que quantidade. Por isso, a família precisa estar atenta para não criar uma ambiente de alimentação excessiva. Pais que comem demais e ignoram os sinais da saciedade ensinam os filhos a agir dessa maneira.

Determine as porções

Existem duas situações: a que a criança come até ser impedida e a que ela não quer mais comer. Ambos os casos merecem atenção, pois elas ainda não sabem qual é a quantidade certa que podem e devem ingerir.

Por isso, avalie qual é a quantidade de comida adequada para a idade da criança e sirva essa porção. Quando o bebê começa a sua introdução alimentar, com seis meses de idade, sua capacidade gástrica é de 20-30ml/kg do seu peso. Isso pode parecer muito pouco, mas é realmente tudo o que ele necessita.

Entenda as necessidades

Algumas vezes, os pais podem confundir outros incômodos sentidos pela criança – como sono, frio, calor, carência ou fraldas sujas – com a fome. Isso acaba fazendo com que eles ofereçam comida ao bebê a todo momento, sendo que, na verdade, o que ele sentia não era necessidade de comer.

O oferecimento excessivo de comida pode interferir no autocontrole da criança por alimentos e também estimular a capacidade gástrica, o que é um fator de risco para a alimentação em excesso e o sobrepeso.

Estimule a concentração

O momento da alimentação deve ter atenção exclusiva para a comida. Portanto, evite levar brinquedos ou outras distrações à mesa. Também não é indicado que a criança faça suas refeições assistindo a vídeos ou desenhos. Todos esses estímulos desviam a concentração dela da comida, prejudicando a percepção da saciedade e podendo gerar uma alimentação excessiva.

Você já conhecia essas dicas para a criança compreender a sua saciedade? Conhece outras? Deixe aqui o seu comentário!

LER POST COMPLETO

O que fazer quando identificar que o seu filho pratica bullying

O que fazer quando identificar que o seu filho pratica bullying?

Muito se fala em bullying e combatê-lo é um dever não apenas da escola, mas principalmente dos pais. O termo vem da palavra “bully”, que quer dizer “brigão” ou “valentão”. A palavra “bullying” se refere à agressão física ou verbal feita em uma relação tida como desigual.

No geral, esta prática ocorre com frequência no ambiente escolar. Cabe aos pais acompanharem a criança para saber se o filho está sofrendo esta agressão. Mas é preciso ficar atento também ao fato de que ele pode ser o agressor, pois a correção tem que vir o quanto antes. Continue reading “O que fazer quando identificar que o seu filho pratica bullying?” »

LER POST COMPLETO

escala cuisenaire mundobrink2

Você sabe o que é Escala Cuisenaire? Confira 12 dicas de atividades

As barrinhas coloridas foram confeccionadas e criadas pelo professor belga Emile-Georges Cuisenaire ( 1891 – 1980 ).
O material, também chamado de Escala Cuisenaire, é simples e ajuda a criança a construir conceitos básicos de Matemática.
O material favorece a correspondência entre as estruturas mentais da criança e a relação que ela estabelece com as peças, através das atividades trabalhadas.
Pode-se trabalhar sucessão numérica, comparação e inclusão, as quatro operações, o dobro e a metade de uma quantidade, frações.
Cuisenaire só ficou conhecido fora do seu país, mais tarde, quando o educador egípcio Caleb Gattegno, radicado na Inglaterra e internacionalmente famoso por suas pesquisas em educação infantil, recebeu um convite para conhecer o homem que ensinava números com barras coloridas. Se encantou ao ver o material e passou a divulgar o trabalho de Cuisenaire, a quem chamava de Mister Rods, Senhor Barrinhas em português. O professor belga tornou-se conhecido em todo o mundo.

Veja 12 sugestões de atividades que as crianças irão adorar

Continue reading “Você sabe o que é Escala Cuisenaire? Confira 12 dicas de atividades” »

LER POST COMPLETO

Diversão e natureza - Veja brincadeiras que unem as duas coisas

Diversão e natureza? Veja brincadeiras que unem as duas coisas

Não importa a idade, muitas crianças gostam mesmo é de ficar o dia todo brincando com videogame ou no computador. Embora eventualmente este tipo de atividade possa acontecer, é bom estimular os pequenos a se movimentarem e interagirem com o meio. Ensinar brincadeiras que os aproximem da natureza e que dependam de ar, água ou plantas para acontecer ajuda a deixar a diversão mais rica.

O que acha de tentar estimular a criança a brincar de uma maneira diferente e mais próxima ao meio ambiente? Confira nossas dicas e divirta-se com elas! Continue reading “Diversão e natureza? Veja brincadeiras que unem as duas coisas” »

LER POST COMPLETO

Como criar filhos que não sejam o centro do nosso mundo

Como criar filhos que não sejam o centro do nosso mundo?

Filhos: a maior dádiva que todo pai e mãe tem no mundo. Lutamos para dar todo amor e carinho, trabalhamos muito para dar os presentes que eles desejam e adoramos ouvir aquele fiozinho de voz nos chamando de mamãe e papai. Não tem sensação melhor no mundo do que amar e ser amado pelos nossos filhos.

Mas apesar de todo esse tom de romantismo, criar um filho não é a tarefa mais simples do mundo, mas sim um grande desafio. Dar a melhor educação, as melhores roupas e os melhores brinquedos é uma tarefa que exige trabalho e dinheiro, mas é na área da educação moral que nossas crianças tem dominado os pais e vemos uma geração mimada, insegura e indecisa se formando.

Como controlar os momentos – que estão cada vez mais comuns – onde a criança se torna o centro de nosso universo? Onde estamos errando na educação? Qual o papel da escola? Como preparar nossos filhos para serem adultos com uma estrutura emocional e racional em equilíbrio? Vejamos as respostas para essas questões. Continue reading “Como criar filhos que não sejam o centro do nosso mundo?” »

LER POST COMPLETO

imagem_materia

Lei inclui artes visuais, dança, música e teatro no currículo da educação básica

Foi publicada nesta quarta-feira (3) a Lei13.278/2016, que inclui as artes visuais, a dança, a música e o teatro nos currículos dos diversos níveis da educação básica. A nova lei altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB — Lei9.394/1996) estabelecendo prazo de cinco anos para que os sistemas de ensino promovam a formação de professores para implantar esses componentes curriculares no ensino infantil, fundamental e médio. Continue reading “Lei inclui artes visuais, dança, música e teatro no currículo da educação básica” »

LER POST COMPLETO

Autismo falta de diagnóstico é um dos maiores problemas

Autismo: falta de diagnóstico é um dos maiores problemas

O autismo é um distúrbio com diferentes níveis de comprometimento. Segundo o Manual da Saúde Mental, todas as variações se enquadram dentro do diagnóstico de Transtornos do Espectro Autista, mais conhecido por TEA. No entanto, chegar a uma conclusão desse diagnóstico é ainda uma das maiores dificuldades vividas por pais, professores e médicos. Continue reading “Autismo: falta de diagnóstico é um dos maiores problemas” »

LER POST COMPLETO