Diversão e natureza - Veja brincadeiras que unem as duas coisas

Diversão e natureza? Veja brincadeiras que unem as duas coisas


Não importa a idade, muitas crianças gostam mesmo é de ficar o dia todo brincando com videogame ou no computador. Embora eventualmente este tipo de atividade possa acontecer, é bom estimular os pequenos a se movimentarem e interagirem com o meio. Ensinar brincadeiras que os aproximem da natureza e que dependam de ar, água ou plantas para acontecer ajuda a deixar a diversão mais rica.

O que acha de tentar estimular a criança a brincar de uma maneira diferente e mais próxima ao meio ambiente? Confira nossas dicas e divirta-se com elas!

Dicas de brincadeiras para as crianças

Quadro sensorial

O contato com o meio ambiente pode permitir que o pequeno conheça novas cores e texturas. Para tornar essa interação ainda mais divertida, você pode ajudá-lo a fazer um quadro com colagens.

Providencie um pedaço de papelão ou a tampa de uma caixa e elementos da natureza, como folhas, pedras e sementes, entre outros. Deixe que a criança monte o seu quadro sobre o papelão e só a ajude na hora de colar. O melhor é fazer uso de cola quente. Depois, coloque a criação em um lugar de destaque. Pode ser no quarto do pequeno.

Enfeitando o quarto

Você pode ajudar a criança a brincar criando a decoração do seu quarto. Providencie folhas de plantas diferentes. Depois disso, coloque-as para secar entre jornais e com um peso em cima, para que fiquem retinhas. Troque os jornais diariamente, até que fiquem secas. Lembre-se de sempre chamar a criança para esta atividade. Quando estiverem sequinhas, com o uso de papel contact, pregue as folhas secas em um local. Pode ser no vidro da janela, por exemplo.

Cata-vento

Depender do vento para brincar? Sim, o cata-vento permite esta interação com a natureza! Ensine a criança a fazer um e mostre como ele pode ser mais rápido ou mais lento, dependendo da força do vento.

Pipa

Empinar pipa, assim como no caso do cata-vento, também depende do ar em movimento. O que acha de levar a criança para uma área de campo e ensiná-la?

Pincel de folhas secas

Construir o próprio pincel pode ser fascinante. Use um graveto que caiu de uma planta e folhas secas em ramo. Basta juntar as folhas, pregar no graveto e o pincel natural estará feito. É só colocar a imaginação para fluir e deixar a criança fazer o seu desenho com tintas coloridas.

Areia

Criar com areia ou barro também é um momento de muita diversão. Deixe a criança colocar a mão na terra e fazer castelinhos, buracos, piscininha e o que a criatividade permitir. Ela pode usar os próprios brinquedos juntos ou não; deixe-a livre para criar!

Fazer a sua própria peteca

Jogar peteca é muito divertido e fica ainda melhor se a criança fizer a dela. Então, comecem juntando penas encontradas pelo meio ambiente. É comum que elas caiam das aves. Depois de ter um número suficiente, amarre-as e faça uma trouxinha, com palha dentro, para fazer a base. A palha de milho pode ser usada para a trouxinha. Peteca pronta? É só brincar!

Você tem outras dicas de brincadeiras desse tipo? Deixe o seu comentário! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>