lDéficits de aprendizagem na escola: sintoma ou reação?

Déficits de aprendizagem na escola: sintoma ou reação?

Há quase 20 anos você trabalha em escolas e assumiu o posto de coordenadora pedagógica há mais de cinco. Nem sabe mais quantos professores e quantos alunos acompanhou nessa profissão – que, por sinal, adora. Está sempre procurando se informar sobre novas técnicas de aprendizagem e tem particular apreço pelas brincadeiras e jogos aplicados na educação, em especial para os alunos da escola infantil e dos primeiros anos do ensino fundamental. Continue reading “Déficits de aprendizagem na escola: sintoma ou reação?” »

LER POST COMPLETO

caminha infantil empilhavel

A importância do soninho para as crianças

Dormir é uma das melhores coisas que existe, certo? É durante o sono que os pequenos guardam informações importantes para o aprendizado e, além disso, esse momento auxilia no crescimento.

O famoso “hormônio do crescimento” (somatotrófico) é liberado durante todo o dia, mas em doses pequenas, e, durante a noite, quando a criança está em um sono pesado, é quando tais hormônios atingem seu auge de liberação no organismo, intensificando o crescimento de células que depositam cartilagem nas regiões de crescimento. Continue reading “A importância do soninho para as crianças” »

LER POST COMPLETO

5 atividades para fazer com as crianças durante as férias

5 atividades para fazer com as crianças durante as férias

Férias chegando e você terá mais tempo para passear e se divertir com as crianças. Como energia é algo que não falta para elas, é bom se preparar e programar diversas atividades.
Você já pensou no que fará com os pequenos durante os dias de folga? Lembre-se de que se você deixar por conta deles, eles passarão muitas horas na frente do computador, o que não é saudável.
Não tinha pensado nisso? Não se preocupe. Para ajudar, separamos várias dicas de atividades divertidas e econômicas que você pode fazer com os pequenos. Veja e prepare-se! Continue reading “5 atividades para fazer com as crianças durante as férias” »

LER POST COMPLETO

12 ideias de atividades para a sala de aula infantil

12 dicas de atividades para a sala de aula infantil

Aulas para a educação infantil devem ser sempre animadas e com diferentes atividades que proporcionem o ambiente adequado para o aprendizado. É brincando que as crianças desenvolvem suas capacidades físicas, motoras e mentais. Pensando nisso, separamos algumas dicas de atividades e decorações que irão deixar as aulas mais animadas e fazer os alunos despertarem um maior interesse pelas aulas. Continue reading “12 dicas de atividades para a sala de aula infantil” »

LER POST COMPLETO

Palmadas, o que fazer?

Palmadas: o que fazer?

Com a lei da palmada, algumas coisas se modificam. Passa a ser proibido o uso de qualquer castigo físico ou degradante para a criança. Com isso, é importante pensar de que maneira os pais que antes estavam acostumados a esse tipo de castigos vão conduzir a educação dos seus filhos. Além disso, cria-se um novo empasse, pois os filhos podem ameaçar denunciar os pais caso algum castigo mais severo ocorra. Continue reading “Palmadas: o que fazer?” »

LER POST COMPLETO

Meu bebê vai para a creche: o que fazer?

Meu bebê vai para a creche pela primeira vez: o que fazer?

Seja por necessidade de trabalhar ou desejo de ver o filho se relacionar com outras crianças e adquirir independência, muitas são as motivações para se matricular uma criança em uma creche ou escolinha. Porém, se separar do filho nunca é uma tarefa fácil, principalmente quando a criança é um bebezinho de poucos meses.

Toda separação é traumatizante, principalmente aquela que separa o bebê da mãe. Mas a ida da criança à creche não precisa ser um sofrimento. Continue reading “Meu bebê vai para a creche pela primeira vez: o que fazer?” »

LER POST COMPLETO

A importância do brincar

A importância do brincar

Caros pais,

Vocês têm brincado com seus filhos? Sabem a importância do brincar para eles?

Muitos não sabem, mas o ato de brincar está ligado diretamente ao desenvolvimento da criança e não só à diversão. Ao brincar, a criança desenvolve habilidades motoras, cognitivas (criatividade, memória, concentração e imitação) e cria vínculos com outras crianças, reconhecendo, assim, a presença do outro, do diferente.

O brincar proporciona vivência entre os mundos real e imaginário à criança. É aquele famoso “mundinho” em que a criança vive, cria suas fantasias e desperta interesses. Continue reading “A importância do brincar” »

LER POST COMPLETO

Brinquedoteca: autonomia no desenvolvimento da criança

Brinquedoteca: autonomia no desenvolvimento da criança

Muitas escolas infantis e creches têm se preocupado em renovar seus métodos didáticos. A questão é: como sair da mesmice no ensino dado às nossas crianças? Como estimulá-las em meio ao encantamento das novas tecnologias?

De uns anos para cá, muitas escolas, creches e centros de recreação têm tido sucesso ao adotarem uma sala brinquedoteca em seus espaços. Continue reading “Brinquedoteca: autonomia no desenvolvimento da criança” »

LER POST COMPLETO