Desenhar faz bem e deve ser incentivado pelos pais, caminha empilhável, brinquedo pedagógico, playgrounds, playgrounds em Curitiba

Qual é o melhor momento para a matrícula das crianças na pré-escola?

A matrícula da criança na escola infantil é obrigatória a partir dos quatro anos de idade completados em 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula. A medida da Emenda Constitucional nº 59/2009 foi instituída para melhorar o desempenho escolar posterior.

No entanto, muitos pais matriculam seus filhos bem antes dos quatro anos e outros colocam as crianças nas creches desde bebês. Como saber se o momento da criança, independentemente de sua idade, é ideal para começar a frequentar a pré-escola? Mandar os filhos ainda pequenos para a escola pode ser uma má decisão?

Continue reading “Qual é o melhor momento para a matrícula das crianças na pré-escola?” »

LER POST COMPLETO

brinquedo pedagógico, caminha empilhável, brinquedo para escola, brinquedo em Curitiba

10 atividades para estimular a coordenação motora das crianças

É a coordenação motora que permite que as pessoas dominem o próprio corpo e o movimento dele. Por isso, ela deve ser incentivada desde bebê, com brincadeiras que envolvam obstáculos e andar em círculos, entre outras.

Depois, é preciso também focar na coordenação motora fina, que é a que permite o controle das mãos. Nela, estão incluídas precisão, força, uso de ferramentas, coordenação dos olhos e mãos e coordenação motora bilateral. Ao trabalha-la, você estará facilitando a realização de tarefas rotineiras como manusear os botões, zíper e cadarço, colorir, recortar e usar os talheres, entre outras. Continue reading “10 atividades para estimular a coordenação motora das crianças” »

LER POST COMPLETO

10 ideias para aulas de musicalização infantil

10 ideias para aulas de musicalização infantil

A musicalização infantil é muito importante para o desenvolvimento das crianças e pode começar ainda quando ela são bebês. Além da sensibilidade musical, que é desenvolvida, isso ajuda também em sociabilização, coordenação motora, a aprender a ter disciplina, acuidade auditiva e trabalho em grupo, entre outras características necessárias para viver em sociedade.

O conhecimento musical já vai se formando dentro do útero da mãe, quando o bebê ouve as batidas do coração. Fora dele, a criança experimenta sons produzidos pela boca, faz gestos, dança, canta e constrói o desenvolvimento musical. Por isso, é importante que ela seja estimulada – tanto na escola quanto em casa – a ter contato com a música. Continue reading “10 ideias para aulas de musicalização infantil” »

LER POST COMPLETO

fantoches para escola, brinquedo pedagogico, brinquedo educativo, playground para escola

7 ideias para a utilização de fantoches na Educação Infantil

Fantoches podem ser grandes aliados na Educação Infantil. Com eles, fica mais fácil prender a atenção das crianças, deixando a aula participativa, divertida e dinâmica. Do outro lado, os alunos também se beneficiam com a aula lúdica. Tudo fica mais fácil de ser assimilado e a imaginação flui.

O interessante é que eles podem se adequar e transferir diferentes mensagens. Basta escolher o fantoche certo para o foco da aula e para a mensagem a ser dada. Por exemplo, os de animais ajudam a conhecer a fauna e os de pessoas a conhecer grau de parentesco. Há também os de profissões, que fazem com que a criança consiga entender melhor o trabalho da mãe, do pai e de outros profissionais. Continue reading “7 ideias para a utilização de fantoches na Educação Infantil” »

LER POST COMPLETO