psicomotricidade-infantil

Você sabe o que é psicomotricidade infantil?


Com o passar do tempo, muitas áreas da ciência começam a desenvolver estudos, teses e práticas para auxiliar em vários campos da sociedade – e a educação infantil não fica de fora dessa. Por isso, o modo como educamos e ensinamos as crianças muda constantemente, mantendo algumas coisas, acrescentando e descartando outras.

A psicomotricidade infantil é uma dessas áreas que vem sendo estudada e desenvolvida nos últimos anos em prol de uma educação mais completa para todas as crianças. Seu estudo é cada vez mais importante, especialmente na primeira infância, por estarmos agora reconhecendo que aquilo que a criança aprende nessa época tem consequências por toda a vida.

Mas o que é psicomotricidade? Se dividirmos a palavra em duas partes, teremos psico, que é relativo ao psicológico, e motricidade, relativo ao movimento. Isso quer dizer que é nas ações, nos movimentos, que as crianças (e também os adultos) demonstram seu psicológico, seus afetos, ligações socioafetivas, sentimentos, etc. Baseado em uma percepção holística, ou seja, que considera o ser humano por inteiro, o estudo da psicomotricidade aborda como nossas ações expressam de que forma compreendemos o mundo e também como as ações do mundo interferem em nosso psicológico. Além disso, os pesquisadores encontram maneiras de desenvolver nossa psicomotricidade.

O teórico Piaget diz que nos primeiros anos da infância, a criança aprende tudo pelo meio psicomotor. Ou seja, sua inteligência e capacidade de aprender são influenciadas pela ação que ela exerce no mundo. Esses estudos costumavam ser voltados apenas para crianças com alguma deficiência ou transtorno, mas hoje se aplicam a todas as crianças, porque o meio e as ações nele exercidas podem influenciar a todas elas. 

Os professores que desejam prestar atenção na psicomotricidade de seus alunos devem começar inserindo brincadeiras e dinâmicas que façam com que as crianças conheçam o mundo a sua volta. Não se pode privá-las de novas sensações. Elas devem cultivar a capacidade perceptiva através de suas repostas corporais aos estímulos do ambiente. Além disso, a criança pode descobrir outras capacidades durante essas brincadeiras e se conhecer melhor a partir delas. Isso pode ajudar o grupo de alunos a compreender e valorizar a identidade própria, ficar mais seguro e confiante, ter mais consciência e até mesmo aprender a ser mais responsável e organizado. Essas brincadeiras devem envolver movimento e o uso de objetos variados, com vários tamanhos, texturas e cores, para que a criança possa experimentar todos.

A psicomotricidade ainda é um campo novo, que precisa ser melhor trabalhado. Seu conceito ainda não está completamente definido, o que pode atrapalhar na hora de estudá-lo. O mais importante é que os educadores estejam sempre antenados em novos estudos e práticas, e que a escola esteja sempre disponível para novas técnicas de aprendizado. Compreender como funciona o cérebro das crianças e como elas se relacionam com o mundo, umas com as outras e com os adultos, sempre vai ajudar a educar e criar estudantes mais conscientes, seguros e responsáveis. Os professores devem tomar essa missão para si e nunca deixarem o aprendizado de lado.

Clique aqui e conheça em nossa loja a categorias de Playgrounds Espumados que auxiliam no desenvolvimento infantil.

Gostou do texto? Compartilhe um pouco de seu conhecimento com nossos leitores!

67 comentários em “Você sabe o que é psicomotricidade infantil?

  1. Boa tarde,
    Final desse ano vou concluir o curso de pedagogia e me interessou muito está questão da motricidade relacionado ao desenvolvimento da criança.
    Muito boa as informações aqui e gostaria de receber mais em meu email.

    1. Olá Gláucia, que legal e receba os nossos parabéns! Acabamos de inscrever seu email em nossa lista de contatos e enviamos um Ebook para seu email. Com seu email inscrito em nossa base, você receberá um aviso toda vez que um novo for lançado. Entre em contato conosco sempre que precisar, abraços Glaucia e boa sorte!

      1. Também me formei em Pedagogia…. fiz pós em psicopedagogia .. e me interesso pelo assunto.. Parabéns um otimo texto… se tiver mais informações sobre o assunto.. gostaria de receber…. até gostaria de saber sobre a possibilidadede Mestrado nessa área…. procurei mas não achei referências

      1. Quanta sabedoria para definirem psicomotricidade. Hoje vejo o impacto dela na vida do meu filho. Por favor, gostaria de ingressar no mailing de vcs. Posso receber o e-book do semestre? Abraço, Sandra Sacramento.

        1. Olá Sandra como vai?

          Acabamos de enviar um ebook para seu email, esperamos que goste!
          Convidamos você para seguir nossa página em facebook.com/mundobrink, somos mais de 200 mil fãs e nosso conteúdo é sempre relacionado ao desenvolvimento infantil.

  2. Olá
    Adorei o texto… Esclarecedor!!!
    Tive o previlégio de ter a disciplina Psicomotricidade na graduação em Fisioterapia e também na pós graduação de fisio pediatrica.
    Entendo que o estudo e aprimoramento sobre a psicomotricidade infantil é muito agregador para o sucesso do atendimento doa terapeutas…

    Gostaria de receber o informações e o ebook tb.
    Obrigada
    Priscila/Salvador -BA

    1. Olá Priscila

      Ficamos felizes em saber que está gostando de nosso conteúdo, acabamos de enviar o ebook para seu email!
      Agora você receberá em seu email um aviso de que um novo texto foi lançado em nosso blog e terá ainda mais conteúdo para agregar em sua carreira.

      Conte com a gente sempre que precisar!

  3. Bom Dia, também estou terminando o meu curso de Pedagogia no próximo ano, o assunto do meu TCC vai ser como a psicomotricidade pode influenciar no processo ensino aprendizagem, quanto as dificuldades no aprendizado que a criança pode ter se não for bem trabalhado e a contribuição dos professores nesse processo. Gostaria de contar com a ajuda de vocês e receber informações no meu email para poder começar a desenvolver este trabalho.
    Obrigada
    Monica

  4. OLÁ PESSOAL, TENHO PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE, MAS É SEMPRE BOM APRENDER MAIS. GOSTARIA DE RECEBER AS INFORMAÇÕES DE VOCÊS EM MEU EMAIL… UM GRANDE ABRAÇO, PARABÉNS PELO BELÍSSIMO TRABALHO!!!!

  5. Boa tarde! Gostei muito da matéria. Sou mãe de 3 meninos e professora de Educação infantil. Sei o quanto é importante estimular nossas crianças desde cedo. Estou cursando uma pós graduação em Neuropsicopedagogia e gostaria de receber outras matérias em meu e-mail. Vai me ajudar muito. Desde já, obrigada.

  6. Através de um aluno descobri em uma revista esse tema e procurei saber o que significava, amei tanto que fiz meu TCC sobre a psicomotricidade auxiliando na escrita. Gostaria de saber mais pois ainda vou ter que apresentar e quero me aprofundar no tema

  7. Olá pessoal, Li e gostei muito. É um tema ainda pouco explorado. Estou fazendo uma pós e gostaria poder receber mais informações para a elaboração do meu artigo. Obrigado

  8. Boa noite,
    Gostei muito da matéria e gostaria de receber mais informações pois sou professora de educação infantil, e nessa área é um pouco difícil de achar informações.

  9. Tenho interesse em receber mais informações sobre o assunto, estou cursando psicologia e pós em psicopedagogia e este assunto muito agrega conhecimento.
    Grata

  10. Boa noite! Estou cursando o último ano de pedagogia, e acabo de basear minha pesquisa de conclusão de curso em volta desse assunto e gostaria de receber e-mails para agregar ao meu produto final.

  11. Sou professora de educação infantil, trabalho em CEI. Amo o que faço e estou sempre buscando novos conhecimentos para adicionar na minha prática pedagógica. Li algo sobre psicomotricidade que Wallon descreveu como sendo razão, emoção e ação. E isso me interessa muito. Gostaria também de receber dicas de vocês. Obrigada!

  12. Adorei essa matéria sobre o tema Psicomotricidade Infantil. Se puderem me enviar sugestões de brincadeiras e textos sobre o tema.. é de grande interesse. Inclusive cursos.

  13. Boa noite! Estou cursando pedagogia, Adorei o texto. Gostaria de saber mais sobre esse assunto,Pois acredito que será muito útil para minha formação.Agradecida !

  14. Amei o material sou pedagoga e professora de musica agora estou trabalhando com educação infantil .Gostaria de pedir material de musica para trabalhar com meus pequenos ABRAÇO

  15. Olá,
    Sou pedagoga e recem formada em Psicopedagogia. Percebo a importância e a necessidade do trabalho c a psicomotricidade infantil.
    Gostaria de saber mais a respeito e tipo de materiais q auxiliem nesta prática!
    Aguardo resposta!
    Adriana

  16. Olá trabalho com a educação infantil e gostaria de saber mais a respeito e tipos de materiais que auxiliem nessa prática! Fico no aguardo! Obrigada!!

  17. Sou professora de Educação Física e pós graduada em psicomotricidade e é sempre bom aprender sobre..
    Goste da matéria e gostaria de receber publicações de vcs!
    Abraços

  18. Olá, sou educadora infantil e pós graduanda em Psicomotricidade. Apaixonada pela área. Parabéns pelo texto. Gostaria de receber os próximos. Muito obrigada

  19. Olá, gostei muito da explicação sobre psicomotricidade infantil, sou mãe de um menino autista e o Neurologista que o acompanha e também sua psicologa, indicaram que ele tivesse acompanhamento com um profissional desta área mas infelizmente onde moramos não tem um. Por isso gostaria de receber mais material sobre este assunto! Muito Obrigada!

  20. Muito interessante o texto. Estou quase me formando em Pedagogia e gostaria de receber mais informações sobre essa área. Ficarei agradecida se enviar para meu e-maill materiais sobre essa área da educação infantil. Abraços!

  21. Adorei a matéria, terminei agora o curso de pedagogia, já vou começar minha pós em psicomotricidade, a professora na faculdade indicou o curso falou sobre e me interessei muito, gostaria de saber e ler mais sobre a psicomotricidade até eu começar a minha pós. Abracos.

  22. Considero muito importante esse tema da psicomotricidade para educadores. Trabalho na educação infantil e entendo na prática o quanto às brincadeiras influem na aprendizagem cognitiva e intelectual da criança. Gostaria de receber materiais bons como esses e propostas de brincadeiras e atividades
    para mim aperfeiçoar mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>