10 ideias para aulas de musicalização infantil

10 ideias para aulas de musicalização infantil


A musicalização infantil é muito importante para o desenvolvimento das crianças e pode começar ainda quando ela são bebês. Além da sensibilidade musical, que é desenvolvida, isso ajuda também em sociabilização, coordenação motora, a aprender a ter disciplina, acuidade auditiva e trabalho em grupo, entre outras características necessárias para viver em sociedade.

O conhecimento musical já vai se formando dentro do útero da mãe, quando o bebê ouve as batidas do coração. Fora dele, a criança experimenta sons produzidos pela boca, faz gestos, dança, canta e constrói o desenvolvimento musical. Por isso, é importante que ela seja estimulada – tanto na escola quanto em casa – a ter contato com a música.

Como incentivar e trabalhar a musicalização infantil

1 – Canção ao chegar

Cantar com as crianças quando chegam para a aula, na hora do lanche ou na hora de sair é uma maneira simples e divertida de colocar a música na vida delas. Isso pode ser feito desde que elas são bebês e deve ser um momento de diversão. Os pais também podem realizar esta atividade em casa.

2 – Movimentos com as músicas

Quando for cantar com as crianças, estimule-as a fazer movimentos. A música dos dedinhos, por exemplo, pode ser cantada apontando para eles. É uma forma de ensinar ritmo, levar conteúdo e trabalhar a musicalização infantil.

3 – Música na hora de brincar

As brincadeiras também podem ser usadas para o ensinamento. Brincar de roda, ensinando letras e ritmo, acompanhando as músicas com os passos, é uma forma agradável da criança aprender e de ensinar cantigas de roda para ela.

4 – Musical de fantoches

Usar fantoches para ensinar uma canção ou para que cantem com as crianças também é uma forma de atrair os pequenos para a música. Eles costumam interagir e adorar os bonecos, fazendo com que aprender uma letra nova se torne algo especial.

5 – Use palmas ou batidas

Alguns versinhos ritmados podem ser acompanhados com palmas ou até batidas na carteira. A atividade vira uma “bagunça” para eles e ensina música, ritmo e poesia ao mesmo tempo. “Um, dois, feijão, com arroz / três, quatro, feijão no prato…” pode ser usada antes da alimentação, por exemplo.

6 – Instrumentos musicais

Os bebês podem brincar com chocalhos especiais. Já as crianças maiores podem ter contato com instrumentos próprios para crianças. Há um brinquedo didático que se chama “Bandinha do Barulho” e pode ser usado tanto em escolas quanto em casa. São 10 instrumentos musicais com tamanho adaptado para crianças: 1 prato, 1 afuche, 1 corneta, 1 castanhola, 1 coco, 1 pandeiro, 1 blac-blac, 1 maraca, 1 reco-reco e 1 triângulo.

7 – Alterne o andamento das músicas

Sabe aquela música que você ensinou para as crianças com um andamento mais rápido? O que acha de começar a aula seguinte com ela mais lenta? Você pode até fazer isso na mesma aula, para que elas sintam as diferenças.

8 – Crie melodias

Versos que estão sendo estudados em sala de aula podem virar música. Incentive os alunos a lerem as poesias cantando e criando melodias.

9 – Hora de relaxar

Antes de ir para casa, uma música de relaxamento pode ser usada até para bebês. Hora de se espreguiçar e ouvir com atenção.

10 – Assistir a musicais

Na hora do cinema, escolha um musical para passar para a sua turma. É mais uma forma bem descontraída de colocar a música na vida das crianças.

Conheça mais os brinquedos que ajudam a praticar a musicalização infantil, como o “Bandinha do Barulho”, aqui.

10 comentários em “10 ideias para aulas de musicalização infantil

  1. Simplesmente amei, fantástico. Já tenho o costume de trabalhar com a música as crianças gostam muito. Gostaria de receber mais dicas e quem sabe desenvolver até um projeto com as crianças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>