brinquedo pedagógico, caminha empilhável, brinquedo para escola, brinquedo em Curitiba

10 atividades para estimular a coordenação motora das crianças


É a coordenação motora que permite que as pessoas dominem o próprio corpo e o movimento dele. Por isso, ela deve ser incentivada desde bebê, com brincadeiras que envolvam obstáculos e andar em círculos, entre outras.

Depois, é preciso também focar na coordenação motora fina, que é a que permite o controle das mãos. Nela, estão incluídas precisão, força, uso de ferramentas, coordenação dos olhos e mãos e coordenação motora bilateral. Ao trabalha-la, você estará facilitando a realização de tarefas rotineiras como manusear os botões, zíper e cadarço, colorir, recortar e usar os talheres, entre outras.

Ideias de atividades para estimular a coordenação motora

1 – Brincadeiras com obstáculos

Brinquedos como os de parques, que a criança precisa desviar de obstáculos ou pulá-los, são uma forma de estimular a coordenação.

2 – Bambolê

Outro brinquedo acessível que pode ser oferecido para crianças maiores é o bambolê. Ela treina os movimentos para manter o bambolê no corpo. Além disso, é algo que as crianças adoram.

3 – Brinquedos manuais

Há alguns brinquedos que pedem que a criança faça o trajeto com peças para que cheguem a um ponto de destino. Eles são indicados para estimular a coordenação motora e a atenção. Um deles é o aramado entrelaçado, que pode ser oferecido para pequenos a partir de três anos de idade. O aramado cachorro tem a figura do animal, o que faz com que seja muito atrativo e ainda chame a atenção pelas cores fortes.

4 – Pinçar

Uma das formas de desenvolver a coordenação motora fina é brincando de pinçar objetos. Há pinças de brinquedo e você pode sugerir que a criança pince feijão, por exemplo, e coloque em um potinho. Com isso, será trabalhada a capacidade de abrir, fechar, apertar, segurar e soltar os objetos

5 – Ligue os pontos

Revistas e atividades impressas com a brincadeira de “ligue os pontos” – para formar figuras e depois pintar – também podem ser usadas como atividades. Como não precisam de nenhum brinquedo específico, elas podem tanto ser oferecidas pelos professores na escola quanto pelos pais em casa.

6 – Cordões e pulseiras

Cortar canudos coloridos e fazer cordões com ele é divertido e um ótimo trabalho para estimular a coordenação motora. É possível fazer gargantilhas e pulseiras sem se ferir, usando tesoura sem ponta.

7 – Resta um

Este jogo antigo e famoso, além de estimular o raciocínio lógico, trabalha a coordenação motora, pois a criança precisa colocar o pino no buraco. Indicado para os maiores.

8 – Quebra-cabeça

Além de se tornar um desafio, o encaixe das peças estimula a coordenação motora. Só é necessário ter cuidado com o tamanho delas, de acordo com a idade da criança. É interessante também criar o próprio quebra-cabeça, para que o pequeno tenha que recortar as peças. Basta usar papelão, uma foto de revista e a criatividade.

9 – Jogos de encaixe

Joguinho que pede que a criança encaixe as peças, de acordo com as cores ou com os formatos indicados.

10 – Recortes e colagens

Recortar fotos de revistas e colocar para fazer um cartaz é uma forma de estimular a coordenação. Afinal, a criança terá que aprender a usar a tesoura para seguir o formado das figuras.

Quer conhecer mais brinquedos que ajudam a estimular a coordenação motora? Clique aqui.

Um comentário em “10 atividades para estimular a coordenação motora das crianças

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>