A importância da motivação no processo da aprendizagem

A importância da motivação no processo de aprendizagem Infantil


Ao ensinar uma criança, é importante levar em conta que não basta transmitir um conhecimento. É também fundamental despertar a atenção dela e reconhecer as vitórias do aprendizado. Isto é: a criança precisa de motivação. Sem esquecer, no entanto, que todo processo de aprendizado pode ter um contratempo, ou seja, algo que não sairá como esperado. O melhor é aprender fazendo e não apenas escutando ou olhando.

Explique sempre tudo o que pode ser feito a partir de certa habilidade e prática. A motivação está intimamente ligada ao proveito que cada coisa aprendida vai proporcionar. Nunca engane uma criança com falsas promessas, porque isso pode comprometer a autoestima e a segurança dela. Vale lembrar que ela não reage às frustrações da mesma forma que os adultos e pode se sentir rejeitada ou inferiorizada com facilidade simplesmente porque não conseguiu alcançar algo que esperava com determinado aprendizado.

O poder das críticas construtivas

Ninguém gosta de ser rejeitado ou criticado. É bem melhor ser admirado e aceito. Porém, isto não deve ser razão para evitar a crítica construtiva. Longe de ser somente um elogio ou uma recompensa, esse tipo de crítica tem grande valor quando bem estruturada e compreendida. Não deixa de ser, também, uma forma de motivação. Comentar de forma clara e concisa sobre uma atividade realizada abre espaço para a criança ter certeza de que poderá realizar a mesma coisa de uma forma bem melhor na próxima vez.

Por exemplo, ao observar um desenho de uma criança, ressalte os pontos altos, mas também explique que o excesso de cores prejudicou o resultado final ou que parte do desenho deixou de ser pintado. Assim, ela tenderá a aceitar as correções como uma orientação importante e não como rejeição.

Para poder incentivar e motivar, é necessário conhecer bem cada criança que está sendo ensinada. Mais que nome e idade, se deve saber o que ela gosta ou não e como ela funciona mentalmente. Assim, você saberá qual o tipo de incentivo vai gerar resultados.

Mesmo quando em grupos, conheça as capacidades, habilidades e personalidades de cada aluno, cuidando para não misturar em uma mesma equipe crianças de temperamentos muito contrários. Aposte nas disposições psicológicas e habilidades individuais, agrupando crianças com características que se complementem.

 

Outras dicas para motivar e porque isso é importante 

  • Nunca estimule a competição entre as crianças, achando que isso servirá de motivação. Ao elogiar um bom desempenho, não despreze o que os outros fizeram. Isto porque o ato de motivar uma certa criança não deve estar ligado à desmotivação do resto do grupo.
  • Nivele evitando as formas provocativas e sem inferiorizar ninguém. Incentive a sintonia do grupo. A atenção deve ser canalizada àqueles que sabem mais e demonstram maior interesse. Mas isto deve ser feito sem demonstrações explícitas de preferências.
  • O incentivo a uma criança que se destaque no grupo deve ser feito de forma discreta e com inteligência. Mesmo que alguns se mostrem mais criativos ou curiosos, a mesma mensagem deve ser dada para todo o grupo.
  • Substitua as recompensas, os elogios e as falsas promessas pelo simples reconhecimento de um trabalho bem feito ou interesse sincero pelo andamento de uma tarefa ainda pendente. Mostre-se disposto a ouvir as explicações das crianças e contribua com sugestões individuais.
  • Ao elogiar, evite as comparações e não desperte ciúmes ou inveja. Ensine o trabalho em equipe, detalhando que cada tarefa é igualmente importante e necessária. Enfatize ao grupo que o tamanho de uma atividade não diz nada sobre sua importância, mas que cada pedaço é fundamental para formar o todo.

Apresente sempre desafios crescentes e acompanhe de perto os progressos ou dificuldades de cada criança. Elas se sentirão motivadas, responsáveis e, certamente, estarão muito mais bem preparadas para o futuro e para possíveis obstáculos que terão que enfrentar na busca dos seus sonhos.

E você? Conhece alguma técnica de motivação para crianças? Conte para a gente nos comentários!

 

Um comentário em “A importância da motivação no processo de aprendizagem Infantil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>