A não compreensão do aprendizado podem se manifestar de várias formas e é importante saber qual é o tipo de não compreensão para tratá-la do modo certo.

Problemas de Aprendizagem na Pré-escola e a Psicopedagogia


É muito difícil ter certeza de que uma criança pequena tem dificuldades de aprender. Muitas vezes, os pais se assustam quando seus filhos demoram para aprender a falar, andar ou quando não são tão ativos quanto os irmãos ou quanto filhos de amigos. Mas é só a partir da alfabetização que podemos observar de fato quando uma criança passa a não adquirir um aprendizado.

A não compreensão do aprendizado podem se manifestar de várias formas e é importante saber qual é o tipo de não compreensão para tratá-la do modo certo.

Tipos de problemas de aprendizado

Existem três tipos de não compreensão de aprendizado. O primeiro é a dificuldade de aprendizagem, que é quando fatores ligados ao emocional, à personalidade ou ao temperamento da criança impedem que ela aprenda. Pode acontecer quando um aluno se recusa a aprender algo que esteja relacionado a alguma coisa que ele não gosta.

Problemas de aprendizagem, por outro lado, não estão ligados ao aluno, mas sim ao professor. É o que acontece quando um aluno não consegue compreender a matéria por não se adaptar aos métodos pedagógicos do professor.

Por último, temos os transtornos de aprendizagem, que é quando fatores genéticos e orgânicos impedem que o aluno assimile a matéria. Os transtornos são problemas psicológicos, que se aprofundam muito mais no intelecto do aluno.

O que fazer?

Quando seu filho demonstrar que não está conseguindo compreender as matérias, não se preocupe. A resolução pode ter várias etapas e a primeira é a mais importante: não critique a criança de maneira alguma. Uma criança em idade de alfabetização com certeza não está tendo problemas por preguiça ou falta de vontade. Acabe com a ideia de que todos têm a mesma facilidade e que pessoas com dificuldade são preguiçosas.

Depois disso, converse com o professor para ver se é possível alterar o método pedagógico para ver se esse é o problema. Talvez seu filho aprenda melhor com outras técnicas e o professor deve estar disposto a modificar suas aulas para atendê-lo. Além disso, você deve incentivar e ajudar seu filho em casa, todos os dias, ressaltando a importância de estudar. Se isso funcionar, é importante manter esse método até que a criança se adapte totalmente e consiga acompanhar a matéria com facilidade.

Mas se isso não funcionar, é o momento de procurar um profissional especializado em psicologia de aprendizagem: a psicopedagogia. O profissional vai estudar a rotina da criança, sua vida em família e seus círculos sociais, além de fazer testes para diagnosticar o foco da falta de aprendizado. A criança deve se sentir à vontade com o profissional, que vai se apresentar de forma lúdica nas consultas para ajudá-la a se soltar e a contar o que precisa.

Algumas consultas com o psicopedagogo já serão de grande ajuda e seu filho vai começar, aos poucos, a se acostumar com o ritmo de aprendizagem da escola. Começando a entender a matéria, a autoestima dele vai melhorar e ele vai se sentir cada vez mais capaz. Seu filho não vai ser para sempre incapaz de entender algo – você deve dar tempo ao tempo e confiar na capacidade dele. Todos têm dificuldades. Por isso, ensine seu filho a lidar com as dele!

O que você achou do nosso texto? Deixe sua opinião para que outros leitores troquem experiências!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>