natal

Saiba como transmitir o real significado do Natal aos seus filhos


O ano está terminando e as festas natalinas se aproximam para trazer a força que emana do amor.

Tudo fica lindamente enfeitado e repleto de luzes, como cada janelinha das casas, dos prédios, lojas e parques…  E é certo que podemos sentir os corações mais abertos e a vontade de ajudar, de reconhecer o outro, não é verdade?

E por que não educarmos nossas crianças para viver a real fraternidade, dentro dessa realidade que nos cerca?

Que tal rever algumas crenças?

A emoção do natal é mesmo contagiante. E é impressionante o quanto nos conectamos pelo amor nessa época do ano. Para uma grande parte de nós, o natal marca uma data especial por representar o reencontro e a união da família e dos amigos. Porém, infelizmente verificamos que, cada vez mais, o natal representa para as crianças meramente uma altura de férias, abundância de guloseimas e desejo desmedido por presentes… O famoso “compra, compra, compra!” entra em ação, o que acaba sendo triste e extremamente desanimador para muitos pais.

Como transmitir o real significado do natal aos filhos?

  • Você pode começar explicando aos seus filhos a origem do natal, por exemplo. A forma como pode descrever a história desta data vai depender das suas convicções religiosas e/ou espirituais.
  • Utilizar um bom livro ou um conto de natal destinado a crianças também poderá ajudá-lo a contar a história dessa data aos seus filhos.
  • Os presentes não precisam ser o principal motivo de atração do natal. Por isso, aproveite para combinar com seus familiares e amigos os presentes que irão oferecer às crianças para que não extrapolem demais. Com isso, pode acreditar: você estará ajudando os seus filhos a compreender que o verdadeiro significado da data não está no valor de um presente e não depende do seu preço.
  • Não esqueça jamais de transmitir aos seus filhos que “dar” é mais importante do que “receber”. Inspire os seus filhos a viver o natal para além dos seus desejos, ensinando-lhes sobre o espírito solidário. Peça, por exemplo, para que escolham algo que já não usam mais (como um brinquedo, uma roupa, etc) para doar a uma instituição de caridade. Isso é muito positivo para as crianças!
  • E claro, monitore o que seus filhos assistem na televisão nesta época. Para isto, você poderá selecionar os programas e/ou filmes que os seus filhos podem ver e controlar o tempo de exposição a anúncios publicitários.

Resumindo: precisamos fazer valer os valores de partilha, união e solidariedade, tão característicos desta época. E claro, por que não encorajar os pequenos a praticar estes valores durante o resto do ano?

Um feliz natal a todos, repleto de amor, respeito e paz!

Conte para a gente como você acredita ser a melhor forma de transmitir o verdadeiro valor do natal. Sua opinião é muito importante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>