12 ideias de atividades para a sala de aula infantil

12 dicas de atividades para a sala de aula infantil


Aulas para a educação infantil devem ser sempre animadas e com diferentes atividades que proporcionem o ambiente adequado para o aprendizado. É brincando que as crianças desenvolvem suas capacidades físicas, motoras e mentais. Pensando nisso, separamos algumas dicas de atividades e decorações que irão deixar as aulas mais animadas e fazer os alunos despertarem um maior interesse pelas aulas.

Ambiente

1. Cantos temáticos

Escolha um cantinho da sala de aula para ser o lugar do conto. Você poderá decorar esse lugar com figuras e imagens típicas dos contos de fada. Outra ideia para um cantinho legal é o canto das fantasias. Nele pode-se colocar um baú com muitas fantasias para que as crianças brinquem e entrem nos contos de fadas.

2. Porta lápis e caneta

Para enfeitar a sala, guarde potes de vários tamanhos e formatos. Os alunos podem enfeitar os potes com pedaços de E.V.A. formando personagens famosos, como o Mickey, a Peppa Pig ou outros e sua preferência.

Brincadeiras

3. Músicas

Crianças adoram brincadeiras com música e movimento. Experimente trazer músicas que façam os alunos se exercitarem. A famosa “Cabeça, ombro, joelho e pé” pode ser uma opção para crianças que estão aprendendo as partes do corpo. Músicas que fazem trenzinhos e passeiam por dentro da sala também são uma boa opção.

4. “Dos tempos do epa”

Peça aos pais de seus alunos que enviem sugestões das brincadeiras que eles realizavam quando eram crianças. Baseado nisso, reproduza alguns brinquedos com materiais reciclados e mostre para as crianças como brincadeiras simples também podem ser muito divertidas.

5. Jogos de roda

Todas as crianças devem socializar e aprender a lidar com os coleguinhas desde cedo. Atividades como telefone sem fio ajudam as crianças a querer fazer o melhor para o grupo ganhar!

6. Mini-teatros

Diga aos seus alunos que eles são estrelas do cinema. Monte um palco e os incentive a ir lá e dar um show. Atividades assim ajudam os alunos a ficarem mais desinibidos. Ao final de tudo, eles adoram parecer “Super Stars”!

Murais

7. Mural de presença

Crie um mural com a foto de todos os alunos da sala. Todos que vieram podem ser pendurados em uma espécie de “mini varal”, e os alunos que faltarem podem ficar guardados em um envelope.

8. Escada do comportamento

Nesse tipo de mural, você pode elaborar uma escada com 10 degraus. A cada dia de bom comportamento o aluno sobe um degrau. Se fizer algo de errado, como brigar com um colega, falar palavrões ou esquecer a lição, desce um degrau. Ao final de 10 dias, os alunos que conseguirem chegar ao topo podem ganham uma premiação. Essa técnica pode ser usada para medir o comportamento do dia ou da semana, como o professor preferir.

9. Mural de gostos

Em turmas novas, onde os alunos não se conhecem muito, você pode criar um mural de gostos como quebra gelo. Nesse mural, cada aluno procura em revistas ou jornais atividades e coisas que gosta e cola perto do seu nome. Uma atividade extra é cada aluno apresentar seu trabalho. Dessa forma, todos se conhecem melhor.

Jogos

10. Quebra-cabeças

Esse tipo de jogo aumenta a capacidade de raciocínio da criança. E, desenvolvido da maneira correta, pode auxiliar as crianças também na concentração. Figuras que as crianças se interessam ou até mesmo quebra-cabeças coloridos por elas podem ser boas opções.

11. Que objeto está faltando?

Nessa brincadeira, um aluno sai por um momento da sala e os outros escolhem um objeto para retirar. Pode ser uma cadeira, um porta lápis ou um mural. Quando o aluno retorna, pode adivinhar que objeto está faltando. Brincadeiras assim são muito interessantes para dias chuvosos, nos quais o lado externo não pode ser utilizado.

12. O que mudou?

Semelhante à brincadeira anterior, no jogo “o que mudou?”, dois alunos devem trocar algo entre si. Pode ser um tênis, o boné ou uma pulseira. Quando a criança que saiu da sala retornar, ela tem como objetivo descobrir o que mudou.

Essas brincadeiras, além de estimularem a criatividade e o raciocínio das crianças, faz com que elas aprendam brincando. Atividades diferenciadas são essenciais para o desenvolvimento dos alunos e, por isso, o professor deve estar sempre buscando inovar.

Gostou das ideias? Quais outras atividades você considera importante? Compartilhe conosco nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>