brinquedoteca-brinquedo-de-madeira-brinquedo-educativo-brinquedo-para-escola-brinquedo-pedagogico-brinquedo-pedagogico-em-curitiba-caminha-de-soninho-caminha-empilhavel

Brinquedoteca: a importância do cantinho lúdico


Brincar é a maneira mais comum de as crianças exercerem atividades sociais. É uma atividade consciente e voluntária, permeada pela imaginação, que pode ensinar inúmeros tipos de habilidades e lições. Quando uma criança brinca de faz-de-conta, ela participa de uma história, vive um novo personagem e aprende mais com ele. Além disso, algumas brincadeiras podem ajudá-la a desenvolver também a coordenação motora.

Ou seja, brincar é essencial para que a criança se desenvolva por completo. Não é apenas para se divertir – ainda que a diversão seja sim um componente importante da vida de qualquer um. Crianças que tem tempo e espaço para brincar são mais felizes e saudáveis. Por isso, nada melhor do que uma brinquedoteca!

O que é uma brinquedoteca?

brinquedos-para-playground-casinhas-playground-espumado-cama-elastica-inflaveis-caminha-empilhavel-brinquedo-pedagogico-balanco-infantil-piscina-de-bolinhas-escorregadores Brinquedotecas são lugares planejados especialmente para crianças brincarem. São parquinhos,  salas ou mesmo partes de salas que contém brinquedos de todas as formas, de madeira, de  plástico, eletrônicos, de tabuleiro, enfim, tudo que possa divertir e entreter as crianças. Muitas  ainda adicionam livros infantis e materiais artísticos, como papéis, tintas e lápis de cor para as  crianças criarem suas obras de arte.

Esses cantinhos são simples de criar, porque só precisam de um espaço limitado, brinquedos e  móveis. O mais importante é que, quem for prepará-lo, pense nas necessidades das crianças.  Coloque um bom tapete – ou um tatame -, estantes coloridas para estimular a imaginação, baús  para guardar os brinquedos, e deixe tudo ao alcance das crianças. Esse é o lugar deles, afinal! Isso  vai mostrar a elas que o ambiente foi pensado com carinho e as crianças se sentirão mais  acolhidas e felizes.

 

Por que ela é importante?

Quando crescemos, deixamos que a imaginação perca a importância na nossa vida. Afinal, ser criativo demais é coisa de criança! Mas o lúdico é algo imprescindível ao ser humano, porque é a partir dele que criamos nossos limites, habilidades e senso crítico. Quando uma criança brinca, ela cria responsabilidades, aprende a lidar com situações e desenvolve sua personalidade junto com as outras crianças que participam da brincadeira. De quebra, volta para casa com novos amigos!

É importante lembrar que isso não se aplica apenas a crianças pequenas: crianças de todas as idades, desde a pré-escola até o ensino fundamental, devem brincar bastante. O que muda é o tipo de brincadeira; crianças de 10 anos não vão mais querer encaixar blocos, mas sem dúvida vão adorar contar histórias, jogar jogos de tabuleiro e praticar esportes.

A brinquedoteca é tão importante que está presente na maioria das escolas e bibliotecas. E é obrigatória em clínicas pediátricas, para que as crianças se sintam à vontade e não se intimidem com o ambiente médico. Qualquer hora e qualquer lugar podem ser os ideais para uma brinquedoteca. Se as crianças aprendem tanto brincando, é essencial que elas tenham essa oportunidade em vários lugares. Assim, não importa onde seu filho esteja, ele vai desenvolver sua personalidade, suas habilidades motoras, sua capacidade de conviver com o próximo, do jeito mais divertido possível!

Para você, qual é a importância da brinquedoteca? Conte para a gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>