brinquedo pedagógico em curitiba, caminha empilhável, caminha de soninho, caminha portatil, brinquedo pedagogico, playground em curitiba, Playgrounds de Plástico, Playground Infantil, jogos infantis, jogo infantil, brinquedo para escola, brinquedo educativo, brinquedo de madeira, aramado, ábaco, balanço, quebra-cabeça

O que é mais importante para as crianças: o brinquedo ou a brincadeira?


Quantos brinquedos o seu filho tem? Com quantos deles ele realmente brinca? Estas são perguntas que todo pai – que deseja que o filho tenha não só uma infância, mas também uma vida adulta saudável – deve se fazer. É comum ver as crianças dando mais valor ao fato de ter um brinquedo do que à possibilidade de poder brincar com ele. Você observa esse comportamento?

Acompanhe o artigo para saber o que é realmente importante para a criança: o brinquedo ou a brincadeira. Conheça também algumas ações que os pais devem estimular para garantir crianças mais felizes e emocionalmente saudáveis!

Mas afinal, o brinquedo é ou não mais importante do que a brincadeira?

O brinquedo não é mais importante do que a brincadeira. Existem sim produtos desenvolvidos especialmente para crianças que ajudam a tornar o ato de brincar mais educativo. Um jogo de memória, por exemplo, é importante para estimular o desenvolvimento cognitivo dos pequenos. Bonecas, casinhas e escorregadores também são presentes interessantes para dar aos filhos. Mas é preciso ensiná-los a valorizar cada novo brinquedo ganho.

Brincar é algo essencial para o desenvolvimento do seu filho. Ajuda a estimular a criatividade, a convivência com outras crianças e habilidades físicas. Até a ideia de que perder faz parte da vida é um ensinamento importante que pode vir das brincadeiras. O brinquedo é um acessório que contribui para deixar estas brincadeiras mais interessantes e até mais educativas, mas não é dele o foco principal.

Crianças consumistas?

Ver tantos brinquedos em propagandas de televisão, em vitrines de lojas e até na casa dos amigos pode estimular um sentimento consumista na criança. Como isso pode ser observado? Quando a criança pede muito um brinquedo, passando a impressão de que a sua felicidade depende de ganhar o produto. Os pais, querendo ver o filho feliz, dão o brinquedo de presente ao pequeno – que se mostra extremamente feliz por um período curto de tempo. Logo, ela deixa o presente de lado e passa a querer muito um novo brinquedo que ainda não possui.

Este é um comportamento bastante comum nos pequenos de hoje em dia. Cabe aos pais não estimular este consumismo.

Ensine o seu filho a brincar e a valorizar cada brinquedo

Muitas vezes, a criança não dá o devido valor à brincadeira em si porque não sabe brincar. Um dos motivos para isso é que, na agenda repleta de compromissos estipulados pelos pais, falta tempo para as brincadeiras – tão importantes para o desenvolvimento saudável.

Assim, os brinquedos perdem parte importante do seu significado. Ficam em suas caixas e não têm oportunidade de contribuir para o desenvolvimento da criança como poderiam. Reverta este quadro: mostre ao seu filho o valor de cada presente ganho. Lembre-se de deixar horas livres na agenda para que ele aprenda a brincar e descubra as brincadeiras que podem ser feitas com cada escorregador, jogo ou carrinho ganho. Brinque junto, quando necessário, e deixe que ele descubra que a brincadeira é mais importante do que o brinquedo.

O seu filho sabe que a brincadeira é mais importante do que o brinquedo? Compartilhe a sua opinião sobre o assunto nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>