Homeschooling e Unschooling

Homeschooling e unschooling: práticas que vão além do espaço físico da escola


Educar as crianças da melhor maneira possível é o grande desejo de todos os pais. Para isso, existem desde os métodos mais tradicionais até os mais alternativos. Dentre as opções fora do comum, estão as práticas de homeschooling (ensino em casa) e unschooling (ensino natural). Você sabe como funcionam essas alternativas?

Em homeschooling e unschooling, a proposta básica é parecida: dar aos filhos um ambiente de aprendizagem diferente aos que são apresentados na escola. Só que, em cada um dos métodos, o conhecimento é passado de uma maneira diferente. Essas opções costumam ser pensadas por pais que querem fugir do tradicional ou possuem algum tipo de problema com a escola, como distância, casos de bullying ou desacordo com as metodologias de ensino.

Homeschooling: ensino em casa Estante Infantil Organizadora de Brinquedos

Conhecido também como educação domiciliar, o homeschooling é um método de ensino que funciona em diversos países e oferece aos pais a possibilidade de educar seus filhos em casa, sem a necessidade  de matriculá-los em uma escola de ensino regular. Aqui no Brasil, a prática ainda não é tão comum, mas nos últimos anos, está ganhando mais adeptos. Segundo a Associação Nacional de Educação Domiciliar, já são 1000 famílias adeptas.

Existem várias formas de se fazer o homeschooling. Há famílias que contratam tutores para cuidar da educação dos filhos e pais que se unem para dividir o ensino de algumas matérias. Em algumas situações, a família recebe o acompanhamento de uma escola específica, que fica responsável pela correção das provas e dos trabalhos do aluno, além de oferecer material específico para as aulas.

Unschooling: aprendizado natural

O unschooling é um método de aprendizagem que vem sendo muito bem aceito pelas famílias norte-americanas. Assim como o método anterior, não envolve a frequência assídua à escola, promovendo o ensino no ambiente da própria casa. A diferença é que no unschooling, tudo é ainda mais natural e de acordo com as vontades das crianças.

Esse método de ensino valoriza, sobretudo, a liberdade e o ritmo individual de casa criança. No unschooling, o ato de aprender deve fazer arte natural do dia-a-dia. Assim, é a criança que decide o que quer fazer, se quer ir a biblioteca, a um parque ou fazer experimentos dentro de casa.

Com o passar dos anos e o amadurecimentos das crianças, aulas e cursos externos podem começar a fazer parte dos seus horários. Para o método, o que importa é que o aluno realmente seja o controlador dos seus horários e das suas atividades – dessa maneira, fica por conta da criança a responsabilidade do aprender. Logística, planejamento, adaptação, gerenciamento de tempo e compromisso passam a fazer parte das preocupações do aluno naturalmente.

Com os pais, fica a responsabilidade de dar todo o apoio necessário. Manter e incentivar para que a casa seja um ambiente de aprendizado, responder perguntas, oferecer sugestões e ideias. Isso tudo, claro, mantendo a criança no comando da sua própria vida e de suas escolhas.

Métodos alternativos: vantagens e desvantagens

Vantagens post_2016_produto_caminhas

Com o homeschooling e o unschooling, os pais ficam mais próximos do processo de aprendizagem das crianças, podendo perceber dificuldades e problemas de compreensão. O acompanhamento individual se torna um diferencial em relação às escolas com salas de aula lotadas onde os professores não conseguem atender a todos os alunos.

A flexibilidade de horários também é um benefício que pode ser muito útil para alunos que moram muito afastados das escolas, possuem problemas de saúde que precisam de cuidados diários ou se dedicam muitas horas a outro treinamento, como esporte ou dança.

Desvantagens

Nem todo adulto tem a didática e o conhecimento equivalente ao de um professor preparado para isso. Por isso, o aprendizado pode ser prejudicado. Além disso, é diferente a relação entre um pai e filho e professor e aluno. A pressão que a criança pode sentir para tentar atender às expectativas de seus pais pode ser prejudicial ao desenvolvimento escolar.

O ambiente interativo e a dinâmico da escola, somados à convivência com outros colegas, promove maior desenvolvimento mental, agilidade e capacidade de raciocínio.

Você já conhecia essas duas práticas? Deixe aqui nos comentários a sua opinião sobre o assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>