As fases da formação de um professor

As fases da formação de um professor


A formação de um profissional é sempre composta por muitas fases. Elas são mais visíveis para algumas profissões do que em outras: é fácil ver quais são as fases de formação de um médico, que faz uma faculdade, talvez uma especialização, uma residência e só então pode ser chamado de médico. Porém, a formação de professores também passa por várias fases e tem muitos pontos importantes.

Este é um modo de vermos as fases pelas quais a formação de professores percorre:

O início

O começo da formação do professor pode ocorrer de muitas formas: um curso de magistério, para aqueles que vão dar aula para a educação infantil; uma faculdade de licenciatura ou de educação, para os que procuram uma vertente especializada; ou pode ainda ocorrer fora do contexto acadêmico, quando um jovem começa a dar aulas de inglês particulares em um curso para ajudar a família ou passa a ensinar matemática para o filho do vizinho que está com dificuldades.

A sala de aula

Entrar na sala de aula pela primeira vez pode parecer o ápice para os professores iniciantes, mas ainda é só o começo. A experiência em sala de aula vai ajudar o professor a descobrir novos métodos, explorar novos tipos de atividades e a dominar técnicas que ele não conseguiu ainda em sua formação. A sala de aula é onde o professor começa a se tornar de fato um profissional da educação. Tanto professores novatos quanto profissionais que estão há anos dando aulas aprendem um pouco toda vez que entram em sala de aula.

A continuidade

Como em todas as profissões, exige-se cada vez mais que o professor continue a estudar depois de terminar o ensino superior. E opções não faltam: o profissional pode optar por fazer um mestrado ou um doutorado, uma especialização ou mesmo cursos capacitantes específicos para sua área. É importante ler, estudar, se informar e se esforçar para ser um professor cada vez melhor!

A progressão

Somando a experiência em sala de aula e a educação continuada, o professor deve estar apto a tentar novas atividades, explorar melhor novas técnicas e inovar. Como no caso de todos os profissionais, usar sempre as mesmas técnicas e não se atualizar é um problema para o professor: não só os alunos vão sentir falta de algo a mais na aula, mas o próprio professor vai ficar cada vez mais cansado de seu método. É importante se esforçar para progredir sempre.

As avaliações

Não são apenas os alunos que devem ser avaliados! O professor deve ser avaliado pela escola e pelos alunos regularmente para saber no que deve mudar, o que deve tentar e o que fazer para ser um profissional melhor. Receber críticas, elogios e sugestões é o melhor jeito de crescer!

Alguém que acaba de terminar a faculdade ou que deu apenas algumas aulas ainda não é um professor completo. Um professor é formado com muito estudo, dedicação e experiência em sala de aula.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>