Queimadura, cuidados com as crianças em festas juninas

Queimadura: cuidados com as crianças em festas juninas


Junho chegou e com ele as festas juninas. Nos bairros e nas escolas, as comemorações costumam animar este mês. Os doces podem ser deliciosos e a decoração incrível, mas se você não ficar bem atento, o pequeno pode não sair bem deste evento. O motivo? Queimaduras! Bombinhas, fogueiras e fogos de artifício podem causar queimaduras e sequelas. Por isso, é preciso atenção.

Como sempre, o melhor a ser feito é evitar o acidente com fogo. Ter cuidado com produtos inflamáveis, manter distância da fogueira e estourar fogos bem longe das crianças. Porém, caso algo de pior aconteça, é preciso ter cuidado na hora de prestar os primeiros socorros e depois correr para o médico.

Dicas de segurança para as festas juninas

O primeiro lugar que pode ser um perigo para as crianças é a cozinha. Enquanto os adultos preparam os doces e as bebidas para a festa junina, os pequenos podem até estar por perto, desde que supervisionados. Tenha cuidado e não deixe que ele chegue perto do fogão. Coloque os cabos das panelas sempre para dentro, para evitar que eles esbarrem, e nunca os deixe sozinhos na cozinha.

Antes da festa começar, a fogueira também precisa ser acesa. As crianças não devem estar por perto. Eles podem olhar, mas desde que com uma distância segura e acompanhados de um adulto. A pessoa que for acender tem que ter cuidado e molhar a madeira com álcool. Depois de ter brasa, não pode mais jogar álcool, pois há risco do fogo se alastrar. A criança deve estar distante e não pode ter acesso a este produto inflamável, que deve ser guardado longe da fogueira.

Nunca deixe crianças sozinhas perto da fogueira. A criatividade é grande e a noção de perigo não existe. Elas podem tentar pular, aumentar o fogo e acabar se ferindo gravemente. Em algumas festas, as pessoas atiram bombinhas – os famosos estalinhos -, que podem ser um perigo para os pequenos, principalmente perto do fogo. Não permita que seu filho use. Além disso, um cuidado especial deve ser tomado ao soltar fogos.

Nunca deixe uma criança soltar fogos. Para ser seguro, eles devem ser soltos a uma distância mínima de 30 metros de construções e pessoas. Caso algum falhe, nunca reaproveite.

Por fim, vale ressaltar que soltar balões é crime. Muitos já morreram por terceiros terem soltado balões que incendiaram casas, feriram pessoas e machucaram animais.

Se a queimadura acontecer, o que fazer? Quais os cuidados?

Mesmo tendo todo o cuidado para as crianças não se ferirem, acidentes podem acontecer. Caso alguém se queime, é necessário procurar um médico imediatamente para que ele avalie o grau da queimadura e os procedimentos a serem feitos.

No local, coloque água fria corrente ou uma compressa limpa molhada em água fria. Nada além disso. Nunca passe pasta de dente, óleo, areia, ou qualquer outra coisa que você já tenha ouvido falar, pois pode piorar a situação. Alguns produtos acabam aumentando a lesão da queimadura. Outros, como a areia úmida – que popularmente é considerada um tratamento para queimaduras -, acabam levando bactérias para a pele lesionada e podem causar um quadro grave de infecção.

Lembre-se sempre que o melhor a ser feito é evitar o acidente. Siga nossas dicas e compartilhe esses cuidados com os seus amigos nas redes sociais! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>