5 erros de disciplina que os pais cometem

5 erros de disciplina que os pais cometem


Talvez o grande erro cometido pelos pais seja o fato de quererem que seus filhos sejam os mais educados. Afinal, quem não tem pavor de ver seu pequeno se comportar mal perante outras pessoas, não é verdade? Sem falar, é claro, da falta de disciplina e o respeito aos limites, fatores que amedrontam qualquer adulto que tenha um ou mais rebentos dentro de casa.

Mas, por vezes, os pais esquecem que as crianças não vêm ao mundo com o poder de adquirirem conhecimentos naturalmente, sem nenhum estudo ou ensinamento. Ou seja, cabe aos pais ensinar, com cautela, o que se pode ou não fazer dentro e fora de casa no que diz respeito às normas a serem cumpridas, sem esquecer de explicar como funcionam essas regras.

A disciplina funciona?

Sim e não. O que acontece é que os pais, ao acreditarem estar educando os filhos com disciplina, na verdade estão criando um leque de possibilidades para que as crianças demonstrem falta de respeito, mau comportamento e desobediência. Existe, sem dúvidas, uma parcela de erros cometidos pelos adultos nessa árdua tarefa de educar e que nem sempre funciona para o aprimoramento de uma boa relação com as crianças.

Vamos lá! Respire fundo e responda, sem se culpar (de preferência), em quantos desses erros você se reconhece?

1 – Uso abusivo do “não”

É comum os pais utilizarem a palavra “não” para quase tudo. Desde do “não bata no seu irmão”, passando pelo “não pegue isso”, “não assista televisão”, “não fale de boca cheia”… São tantos “nãos” que os filhos acabam por desenvolver uma espécie de imunidade. Então, essa palavrinha tão negativa acaba perdendo seu real sentido.

Psicólogos costumam recomendar educar com positividade. Portanto, mude a mensagem anterior por “trate bem sua irmã”, “pegue outro livrinho para ler” ou “vamos comer um pouquinho?”.

2 – Ordens sem sentido

É de extrema importância o adulto ser mais concreto e também especificar o que espera da criança. Por exemplo, “na biblioteca precisamos falar baixinho para não atrapalhar os outros” e não simplesmente dizer “fique quieto, menino!”.

3 – Perder demais a paciência

Fato que para ser o mais efetivo possível na educação das crianças e conseguir o que deseja delas, é necessário o aprendizado do autocontrole. Sim, pois sem ele, o descontrole das emoções fala mais alto e o adulto fica a ver navios.

Contar até dez ajuda e dizer com firmeza o que você pretende no momento é essencial. Os gritos, ainda que uma válvula de escape dos pais, só faz com que a criança haja com mais violência.

4 – Não ser um bom exemplo

Crianças são mais espertas e observadoras do que podemos imaginar. Cada gesto ou palavra que os adultos usam são assimilados por pequenos olhos que não perdem nenhum detalhe, pode acreditar! Uma vez que os pais não seguem as normas, são desrespeitosos ou indisciplinados, os filhos certamente repetirão o mesmo comportamento. Brigas entre adultos devem ser evitadas ao máximo na frente das crianças. Melhor esperar que durmam e ter a conversa em particular.

5 – Não dar explicações

Sabe aquela máxima do “porque eu estou dizendo e pronto”? Pois é. Eis aí um péssimo hábito. Por mais que seu filho tire você do sério, pense que ao usar desse tipo de explicação, você ficará completamente sem argumentos com ele. Portanto, para que os filhos ajam dentro dos limites, o ideal é explicar a eles quais são os objetivos de seu argumento e, de preferência, o porquê.

Em tempo: esteja sempre aberto a brincar e escutar seus filhos, isso fará toda a diferença na relação de vocês!

Como você lida com a disciplina dos seus filhos? Compartilhe com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>