sdc14007.jpg

A importância dos playgrounds na Educação Infantil


Não é novidade alguma que os parquinhos infantis desempenham com primor o papel de protagonistas na vida de milhares de crianças. E é justamente na primeira infância que eles se destacam, afinal, toda a ludicidade existente dentro desses pequenos seres tão ávidos por brincadeiras, explorações e descobertas está bombando!

Com isso, é fundamental que o educador proporcione à criança estímulos corporais de sobra para que a interação com o espaço e também com outras crianças seja a mais positiva e agradável possível.

Uma coisa que pouca gente sabe é que os parques infantis foram, durante muito tempo, associados única e simplesmente à necessidade da criança extravasar sua energia. Mas ele é muito mais que isso! Pois é nele que as crianças aprendem, de fato. Onde tudo (e mais um pouco) é possível. Como construir, por exemplo, assim como explorar, escalar, subir, escorregar, pular, criar novos desafios, achar a solução de muitos problemas e muito mais…

Sem dúvidas, o parque é um prato cheio para qualquer criança se sentir feliz.

Quais são os benefícios que o parque infantil oferece?

No parque infantil, existem alguns diferentes níveis onde podemos observar a criança se expressar. São eles:

Saúde

Onde ocorre o desenvolvimento físico, psicomotor e emocional. A criança desperta para atividades que promovem bem-estar instantâneo e, consequentemente, só faz aumentar suas habilidades e coordenação.

Aprendizagem

Novos conhecimentos, criatividade e percepção de mundo, aumentando o senso de curiosidade e dando asas à imaginação, compreendendo melhor também as diferenças entre os sentidos.

Social

Onde se dão os relacionamentos interpessoais e o convívio com o outro, traduzindo seu lado mais afetivo. Afinal, é na brincadeira que a criança desperta para a linguagem, ainda que não verbal, mas onde se expressa integralmente e passa suas mensagens.

Tantos os jogos quanto os brinquedos e as brincadeiras são atividades lúdicas que podem ser realizadas em grupos, essencial para as crianças ampliarem seus horizontes.

Nos jogos, por exemplo, o conceito de regras estará sempre intrínseco e, com isso, a criança desenvolve com imensa facilidade sua personalidade – um grande salto para o aprendizado infantil. O brinquedo, no caso, é o objeto físico, que a criança brinca, se diverte. E é na brincadeira que ela pode colocar em ação sua criatividade de maneira divertida, fator importantíssimo para um ser que está em puro desenvolvimento.

A criança brinca porque aprende ou aprende porque brinca?

O que importa mesmo é que o brincar é extremamente importante para que o conhecimento não se torne algo mecânico. Não é necessário separar esse momento de todo o resto, até porque não é somente na infância que a brincadeira deve ser introduzida na vida da pessoa. Ou você quer se tornar um adulto sisudo? Se dar a esse luxo, o do brincar, só faz elevar a autoestima da criança.

Não à toa, a hora do parquinho é o momento mais alegre e esperado na escola ou na vida de uma criança que ainda nem a frequenta.

A liberdade é algo precioso e as crianças sabem bem disso, não é? E é ali, na hora do parquinho ou da brincadeira, que a criança entende que pode fazer o que quiser e como bem entender. A alegria e toda aquela excitação que a gente nota quando vemos crianças brincarem é o reflexo dessa liberdade. E isso não tem preço.

Com o cuidado e atenção dos responsáveis, o parquinho e as brincadeiras são sempre muito bem-vindas na vida de qualquer criança!

E você, o que pensa sobre a ludicidade das brincadeiras e dos playgrounds infantis?

No mundobrink você encontra os melhores playgrounds para escolas e residências, CLIQUE AQUI e conheça!

Um comentário em “A importância dos playgrounds na Educação Infantil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>