dreamstimemaximum_46980646

8 livros infantis indicados por especialistas


Incentivar as crianças a lerem e a enxergarem os livros como amigos é algo que deve ser feito desde cedo. É por isso que hoje há diversos livros especiais até para bebês feitos em material atóxico e flexível, para que eles possam ter contato sem se ferir. Como a lista de livros é grande, muitas vezes há dúvidas em quais os principais para ter e apresentar às crianças. Para ajudar, selecionamos alguns livros infantis que são sempre recomendados por especialistas.

1 – Reinações de Narizinho (Monteiro Lobato)

É muito provável que você também já tenha lido este livro na infância. Escrito em 1931 por Monteiro Lobato, é um dos clássicos da literatura infantil brasileira. O famoso Sítio do Pica-Pau Amarelo é palco de aventuras e mistérios, que encantam crianças e também adultos. Embora não seja uma regra, é recomendado para os pequenos com mais de seis anos de idade.

2 – Ou isto ou aquilo (Cecília Meireles)

E por falar em clássicos, não poderia faltar Cecília Meireles. As crianças a partir de quatro anos podem se deliciar com o jogo de palavras trazido por “Ou Isto ou Aquilo”. Uma maneira suave e divertida de ensinar que a vida é feita de escolhas.

3 – Flicts (Ziraldo)

Todos têm um lugar no mundo e é isso que o famoso escritor infantil Ziraldo vem mostrar em Flicts. O livro, que conta a história de uma triste cor solitária, é indicado para crianças a partir de quatro anos de idade.

4 – Da pequena toupeira que queria saber quem tinha feito coco na cabeça dela (Werner Holzwarth)

Engraçada e muito divertida, a história da toupeira pode ser contada para crianças a partir de três aninhos. Depois de “ganhar” um coco na cabeça, o bichinho sai à procura de formatos de coco diferentes para descobrir quem foi que fez aquilo.

5 – Alice no País das Maravilhas (Lewis Carroll)

A edição da Cia das Letrinhas, contada por Ruy Castro e ilustrada por Laura Beatriz, é uma das mais recomendadas. A história da Alice provavelmente você conhece, pois é mais um clássico da literatura infantil. Indicado para crianças com pelo menos nove anos de idade.

6 – Oh! (Josse Goffin)

Como dito, os bebês já devem ter contato com livros e o Oh!, de Josse Goffin, é uma ótima opção. Em formato de peixinho, quando a página é aberta aparece um patinho! Muitas ilustrações bonitas e com cores alegres que surpreendem o pequeno leitor.

7 – A Vida Íntima de Laura (Clarice Lispector)

A galinha Laura é casada com o galo Luís e tem uma vida bastante agitada. Com maestria, Clarice aborda temas como o valor das qualidades pessoais e medo da morte de forma suave e divertida. Ideal para pequenos a partir de cinco anos.

8 – A Arca de Noé (Vinicius de Moraes)

“Era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada…”. Conhece esta música? Este e outros poemas são reunidos no único livro infantil de Vinicius de Moraes. Indicado a partir dos quatro anos.

São muitos os excelentes livros infantis que poderiam ser indicados. Nós fizemos uma lista, mas temos certeza de que você tem mais alguns para sugerir, não é? Deixe a sua dica nos comentários! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>