voce-sabe-o-que-e-dislexia-infantil

Você Sabe o que é Dislexia Infantil?


Você sabe o que é dislexia ou conhece alguém que tenha? Trata-se de um distúrbio de aprendizado na área de leitura, escrita e soletração. É muito observado por professores, que notam a dificuldade existente na criança e podem alertar os pais, para que o acompanhem e procurem ajuda especializada.

Saiba mais sobre a dislexia

A dislexia é mais comum do que se imagina. Dados da Associação Nacional de Dislexia (AND) mostram que entre 5% e 17% da população mundial têm dislexia. No geral, ela se manifesta nos primeiros anos escolares, depois da alfabetização. Dificuldade de aprendizagem de leitura é o principal sintoma. Além disso, disléxicos apresentam dificuldade e troca de letras ao escreverem.

É importante que os pais fiquem atentos nesta etapa e lembrem-se de que nem sempre uma dificuldade de aprendizado é causada pela dislexia. Há outros distúrbios que podem ser identificados e devem ser acompanhados o quanto antes.

Lembre-se que a dificuldade de aprendizagem e de leitura podem ser frustrantes para a criança. Por isso, quanto mais tempo você demorar em tratar, pior e mais difícil será para o pequeno.

Após o diagnóstico feito, o professor deve ser informado, para que possa fazer uso de um sistema de ensino diferente, visando o melhor aproveitamento do aluno. A criança vai precisar da ajuda do professor, dos pais, de um fonoaudiólogo e de um psicopedagogo para poder melhorar e aprender com mais facilidade.

O papel do professor e o dos pais

É necessário fazer um trabalho para evitar que a dislexia afete a autoestima da criança. Para isso, é importante o docente estar preparado para destacar seus pontos positivos e nunca brigar pelas suas dificuldades.

Ela pode também precisar de mais tempo para fazer uma prova ou trabalho e é necessário se programar para isso. Uma alternativa é fazer prova oral quando a criança preferir. Ao mesmo tempo, o disléxico não deve ser individualizado e sim ajudado a estar no grupo.

Albert Einstein e Bill Gates podem ser exemplos a serem contados para quem tem dislexia e para a sala toda, ajudando a turma a entender que pessoas muito bem-sucedidas têm essa deficiência de aprendizado.

Para que tudo isso dê certo, os pais precisam estar cientes de que o tratamento diferenciado dado para o seu filho, como mais tempo para fazer uma prova ou a oportunidade de trabalho em grupo, não é uma discriminação e sim uma adequação as suas necessidades.

Os pais devem sempre comemorar cada sucesso e cada tarefa completada pelo filho. Além disso, devem se informar sobre a dislexia para saber lidar melhor com ela a cada dia que passa.

Uma atividade essencial que deve ser feita em casa é ter livros e sentar para ler em voz alta junto com a criança, para incentivá-la e mostrar para ela que mesmo com as dificuldades, os livros e a leitura são importantes. Assim, além da motivação, ela vai descobrir novas palavras e aprender com ajuda dos pais. Jogos de tabuleiro que envolvem conhecimentos gerais também são ótimas atividades.

Você tem uma pessoa com dislexia perto de você? Conte para a gente como é o processo de aprendizado dela! 

Um comentário em “Você Sabe o que é Dislexia Infantil?

  1. Meu filho de 21 anos e dislexio ate entender todo processo demorou ate estudar numa ONG onde preferiu fazer provas orais …..mesmo onde ele trabalhava era fechado ….ele e tímido ate hoje mas leva uma vida dentro do que posso falar por normal …aceito sugestões se tiver …obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>